113 anos: Homenagens e jogo festa no tênis - 09/05/2022

O final de semana foi marcado por reencontros e muita emoção. Para marcar o início das comemorações dos 113 anos da AEC Castelinho Franca, a Diretoria do clube realizou uma cerimônia de homenagem a dois importantes nomes da história do tênis de nossa cidade, os professores Antônio Galvão Martiniano de Oliveira, o Galvão e Antônio Garcia, o professor Tunico (in memoriam). Duas quadras de tênis do clube receberam o nome dos homenageados.

 

Galvão esteve presente no evento junto com os filho Fabiano, Gal e Elaine, além dos netos Murilo e Marcela. Hoje com 90 anos, Galvão é considerado exemplo para muitos tenistas francanos. Na década de 70, nas quadras do Clube de Campo, se desenvolveu no esporte. Também atuou em pisos importantes na época como as quadras do Clube dos Bagres e do Poliesportivo. O tênis sempre foi uma paixão, motivo que o fez um grande incentivador do esporte e responsável por revelar novos atletas e professores. “Fico muito feliz ser reconhecido em vida. O Tênis sempre foi uma grande paixão, através dele consegui envolver e conhecer muitas pessoas. Agradeço muito o Castelinho por este momento”, disse Galvão após o descerramento de uma das placas.

 

Outro nome homenageado foi o professor Antônio Garcia, o Tunico, falecido em 1989. No evento ele foi representado por sete dos dez filhos: Antônio Carlos, Ivan, Silvelena, Vânia, Celso, Fernando e Reinado, além de netos, bisnetos, genros e noras.

 

Professor Tunico foi o grande pioneiro no ensino do tênis em Franca. Também orientou a construção das primeiras quadras do esporte da cidade, incluindo a construção das duas primeiras quadras do Castelinho. Iniciou no tênis nas quadras da Francana, onde o pai trabalhava como zelador. Na década de 50 foi contratado para ser o primeiro professor de tênis do Clube dos Bagres. Paralelamente à função de professor, representou Franca em competições no Estado.

 

“Foi um reconhecimento pela luta e determinação dele para o crescimento do tênis. Meu pai e os amigos tenistas souberam elevar o nome de Franca, tiveram sucesso nos campeonatos de tênis em vários locais trazendo vários troféus para Franca. Estou com o coração muito feliz e tenho orgulho do meu pai”, afirmou o filho mais velho de Tunico, Antônio Carlos.

 

“Sabemos que valorizar a história é perpetuar valores. Precisamos reconhecer estes grandes nomes que foram e são muito importantes para o tênis em si e também para o nosso clube”, afirmou Marco Salgado, presidente do Castelinho.

 

Jogo comemorativo com novos talentos do tênis

Além das homenagens com a nomeação das quadras, um jogo festa também marcou a manhã. Quatro jovens atletas que defendem o Instituto NRT e Franca em competições nacionais e internacionais de tênis, realizaram um bate-bola recreativo com associados e associadas. A nova geração de tenistas tem entre 14 e 16 anos e apresentam conquistas importantes:

 

Letícia Marangoni - Disputa a categoria 14 anos. É campeã do Banana Bowl, campeã do Brasil Juniors Cup e campeã Sul-americana na Bolívia É a atual número um dos rankings nacional e sul-americano da categoria.

 

Pedro Burin - Disputa a categoria 14 anos. É campeão Brasileiro, três vezes campeão da Copa São Paulo, semifinalista do sul-americano realizado no Peru. Atualmente é um dos melhores tenistas no ranking nacional e está entre os Top 15 no ranking sul-americano da categoria.

 

Mariah Tristão - Disputa a categoria 16 anos. É campeã Brasileira e a está na décima posição no ranking nacional da categoria. Possui pontuação no ITF (categoria 18 anos) e está entre os Top 50 COSAT (categoria 16 anos).

 

Luiz Felipe Silva - Disputa a categoria 16 anos. É campeão Sul-americano na Colômbia, campeão do Brasileirão e semifinalista do Banana Bowl. Atualmente é um dos melhores atletas do ranking nacional e está no Top 10 no ranking sul-americano da categoria.

 

113 anos Castelinho

No próximo dia 13 de maio o Castelinho irá completar 113 anos de fundação. Para comemorar a data o clube criou uma programação especial que envolve muito esporte, música e atividades culturais durante todo o mês de junho. Além das homenagens e jogos no tênis, ainda haverá competições de basquete, futebol, bocha, beach tennis e futevôlei. Também está prevista uma exposição fotográfica com imagens históricas do clube e shows internos para associados.

No dia 11 de junho, Dia dos Namorados, está previsto o Baile 113 Anos Castelinho com a apresentação da banda Conexão Nacional.